Denominação Social
O Centro Social da Paróquia de Boa Aldeia é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que está situada na Rua da Igreja na freguesia de Boa Aldeia.
Caracterização da Atividade
O CSPBA, com sede na freguesia de Boa Aldeia, Concelho e Distrito de Viseu, é uma IPSS não lucrativa, criada por iniciativa da Fábrica da Igreja e ereta canonicamente por decreto do Bispo da Diocese de Viseu. Desenvolve as respostas sociais de Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.
Resenha Histórica
Foi constituído em Março de 1997, em virtude de necessidades sociais identificadas, sobretudo no âmbito do apoio ao idoso e às famílias.
Desenvolveu, inicialmente, as respostas sociais de Apoio Domiciliário e ATL.
Apoia de uma forma geral a comunidade, com uma maior incidência na 3ª idade.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
A sua missão consiste em contribuir para a promoção integral de todas as pessoas da freguesia, cooperando com os serviços públicos competentes e com as instituições particulares num espírito de solidariedade social, humana e cristã. Sempre que tal se justifique e seja possível, a ação do centro estender-se-á aos habitantes das freguesias vizinhas.
Na base da nossa atuação está a integração social do idoso, dando-lhe as ferramentas necessárias para a sua crescente autonomia e independência nas atividades de vida diária e na capacidade de escolha. A valorização da pessoa mais velha como veículo de aprendizagem e conhecimento da nossa história, das nossas tradições, da nossa identidade, é o que a Instituição se propõe concretizar.
Este é um processo dinâmico e requer da parte de todos os intervenientes um esforço e uma dedicação que se reflita nas suas práticas. Motivar e envolver todos os trabalhadores para uma melhoria contínua dos serviços que prestamos é um dos nossos objetivos, tal como envolver a comunidade para que a nossa contribuição tenha visibilidade e seja valorizada.
O Centro Social da Paróquia de Boa Aldeia pretende ser uma Instituição reconhecida como uma estrutura de referência no Concelho de Viseu, ao nível dos cuidados a proporcionar à população sénior, providenciando aos nossos utentes/clientes o melhor nível de qualidade de vida possível. Cuidaremos de cada um com o respeito e dignidade que merecem, de forma individualizada.
No exercício das suas atividades, o Centro deverá ter sempre presente:
- a) O conceito unitário e global da pessoa humana e respeito pela sua dignidade;
- b) O aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral de toda a população abrangida, bem como o respeito e promoção da vida humana, desde a sua conceção até à sua morte natural;
- c) O espírito de convivência e de solidariedade social como fator decisivo do trabalho comum, tendente à valorização integral dos indivíduos, das famílias e demais agrupamentos e da comunidade local;
- d) Que é um serviço da paróquia, como comunidade cristã, devendo, assim, proporcionar, o respeito pela liberdade de consciência e de religião e não permitir qualquer atividade que se oponha aos princípios cristãos.
Assim sendo, todos os que agem em nome do CSPBA devem reger-se pelos seguintes valores e princípios:
Responsabilidade e Rigor no cumprimento do estabelecido, com elevados padrões de qualidade e procurando a excelência no trabalho desenvolvido por todos/as, assumindo a responsabilidade de todos os atos efetuados.
Exemplaridade no desempenho de todas as pessoas, especialmente aqueles que ocupam cargos com responsabilidades hierárquicas mais elevadas.
Respeito pela hierarquia e pelas funções, autoridades e responsabilidades de cada pessoa e pela individualidade de cada utente.
Espírito de equipa através de relações interpessoais baseadas na solidariedade e colaboração. Tudo é responsabilidade de todos/as.
Dedicação assente na partilha dos objetivos da instituição e no esforço para o cumprimento dos mesmos.
Flexibilidade no desempenho profissional, de forma a garantir que é prestado um melhor serviço, em função dos utentes.
Transparência, honestidade e humildade no relacionamento entre todas as pessoas envolvidas na prestação de cuidados aos utentes.
Independência e isenção no relacionamento entre colegas e destes para com utentes, através de uma atuação coerente e imparcial, baseada em princípios transversais e não sujeita a flutuações de acordo com pessoas ou situações.